Tudo sobre a contratação de Malcom no Bayern de Munique

Futebol Euro – Bayern de Munique

Em dezembro de 2007, pouco mais de uma década atrás, o Bayern de Munique veio ao Brasil e levou para a Alemanha uma das maiores promessas do futebol mundial: o zagueiro Breno que na época tinha apenas 17 anos.

Os problemas posteriores a esta contratação são amplamente conhecidos, e fizeram o Bayern de Munique desistir da contratação de outros jovens brasileiros por medo de repetir a história. Um ex-presidente do clube bávaro confirmou inclusive que o clube chegou a vetar a contratação de Neymar em 2010 por conta do “trauma”.

A contratação de jovens brasileiros parece que terminou no passado, com o Bayern garantindo a chegada de Douglas Costa, e agora é o principal candidato para ficar com Malcom, cria do Corinthians e atualmente brilhando no Bordeaux da França, na próxima temporada.

Malcom chegou ao Bordeaux no início de 2016 e vem se destacando muito no futebol europeu mesmo defendendo uma equipe “pequena”. Após o fechamento da última janela de transferências o jornal alemão Bild chegou a afirmar que entre o jogador e o Bayern de Munique já está tudo ok, faltando apenas o sinal verde do clube francês para que a negociação possa ocorrer.

O próprio técnico Jupp Heynckes, treinador do Bayern de Munique, admitiu em entrevista que a negociação está mesmo ocorrendo:

“Eu não conheço o jogador o suficiente, mas ele é certamente um dos alvos de nosso departamento de observação, com o diretor esportivo Hasan Salihamidzic. Assim como outros jogadores. Salihamidzic tem ideias claras, sempre à frente do planejamento. Ele sabe exatamente o que um jogador tem que ter, e tem jogadores de qualidade em mente”.

O brasileiro já foi especulado em diversas equipes do futebol inglês nos últimos tempos, como no Arsenal, Manchester United e no Tottenham, que chegou perto de sua contratação antes de fechar com o também brasileiro Lucas Moura.

Porém, assim como nas negociações com os ingleses o clube francês promete fazer jogo duro, com o presidente falando que não quer liberar Malcom mesmo com o treinador já deixando claro em entrevistas que será difícil mantê-lo para mais uma temporada.

Malcom Felipe Silva de Oliveira nasceu em São Paulo, capital, no dia 26 de fevereiro de 1997 e é uma verdadeira cria do Terrão, já que iniciou a sua carreira nas categorias de base do clube ainda muito jovem.

Nas categorias de base do clube paulista Malcom fez uma amizade que leva até hoje, com um jogador que pouco tempo depois também estouraria com a camisa do clube e rumaria para a Europa para tentar a sorte: o lateral esquerdo Guilherme Arana, grande nome da conquista do hepta em 2017 e vendido ao Sevilla após o Brasileirão.

A história de Malcom foi parecida, alguns anos antes: o jogador despontou como uma grande promessa na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2014, e após o torneio foi chamado por Mano Menezes para o time profissional do Corinthians.

Neste mesmo ano já conseguiu marcar o seu primeiro gol, e em 2015 foi titular absoluto e peça fundamental do esquema de Tite para conquistar o título do Campeonato Brasileiro daquele ano, sendo vendido após a conquista para o Bordeaux da França.