Saiba sobre Vicent Kompany do Manchester City

Futebol Euro

Com toda a certeza do mundo você já viu, ouviu ou leu algum jornalista esportivo falando da “maravilhosa geração belga”. E ela ficará em evidência novamente com a chegada de mais uma Copa do Mundo, onde a Bélgica é uma das favoritas no Grupo G junto com Inglaterra, Panamá e Tunísia. 

E não podemos negar que o time belga, pelo menos no papel, é mesmo uma grande seleção que conta com nomes como Eden Hazard, Romelu Lukaku e Kevin De Bruyne, todos protagonistas na Premier League inglesa. 

Se do meio para a frente esta história é real, do meio para trás também é muito verdadeira, com nomes como o goleiro Courtois do Chelsea e o capitão da Seleção, Vincent Kompany, astro belga capitão também do Manchester City. 

Vincent Jean Mpoy Kompany masceu em Uccle, cidade próxima à capital Bruxelas, no dia 10 de abril de 1986 filho de um imigrante congolês com uma esposa belga. O garoto desde cedo sempre teve paixão por futebol, até que no ano 2000 com apenas 14 anos entrou para as categorias de base. 

Com apenas 17 anos de idade o zagueiro fez a sua estreia como jogador profissional no próprio Anderlecht, já de cara chamando a atenção de gigantes do futebol europeu. Já neste período alguns gigantes do futebol europeu mas já dava demonstrações de seu grande caráter ao tranquilizar o time dizendo “Eu estou aqui e quero ficar aqui. Alguns zeros a mais no meu contrato neste momento não são importantes”. 

Após 3 anos jogando em sua terra natal o jogador arrumou as malas e partiu rumo à Alemanha para defender uma das últimas grandes equipes que o Hamburgo montou, tendo inclusive conquistado a Copa Intertoto em 2007. 

Seu sucesso no futebol alemão foi imediato, e logo começou a chamar a atenção de diversas equipes do continente. Foi então que o emergente Manchester City entrou em ação e contratou o jogador por 4 anos por um valor nunca revelado em 2008. 

A carreira do jogador não parou mais de crescer desde que desembarcou no futebol inglês, tanto que hoje Kompany é o capitão da equipe treinada por Pep Guardiola ainda que continue convivendo com o mesmo inimigo que o atrapalhou durante toda a sua carreira: as lesões. 

Kompany é um dos símbolos mais importantes da fase mais vitoriosa do Manchester City, tendo conquistado por duas vezes a Premier League, uma vez a FA Cup, três vezes a Copa da Liga Inglesa e por mais uma vez a Supercopa da Inglaterra, a Community Shield. 

Do alto de seus 31 anos o zagueiro já se prepara para a disputa da Copa do Mundo por sua Seleção na Rússia, e deixa claro que mesmo correndo o risco de sofrer uma lesão nesta reta final de temporada não tem medo que isso possa atrapalhar os seus planos de jogar o Mundial. 

Jogar com a camisa belga não é nenhuma novidade para o zagueiro de 1,93m presença constante nas convocações da Seleção desde o Sub-16 no ano de 2002.