Saiba quem é o matador do Sporting de Portugal – Bas Dost

O Sporting Clube de Portugal

luta nesta temporada ponto a ponto para tentar voltar a vencer o Campeonato Português, feito que não consegue desde a temporada 2001-02 quando teve no brasileiro Jardel o seu principal nome, com 42 gols marcados.

E embora nesta temporada o goleador brasileiro seja Jonas e esteja vestindo a camisa encarnada do Benfica, os leões luta para encerrar este jejum muito por conta dos gols vindos dos pés de um grande artilheiro. E quando dizemos grande não é nenhum exagero já que são os gols do gigante holandês de 1,97m Bas Dost que mantém o clube na luta pelo troféu.

Bas Dost nasceu em Deventer, cidade na província holandesa de Overijssel na região de Salland no dia 31 de maio de 1989. Começou a jogar futebol muito cedo, chegando com apenas 6 anos de idade nas categorias de base do Germanicus, onde ficou por 6 anos até sair para as categorias e base do Emmen, onde se profissionalizou e fez a estreia na temporada 2007-08.

Uma grande curiosidade que poucos conhecem sobre a história deste verdadeiro gigante é que até os 14 anos de idade ele era considerado baixinho para jogar futebol, tendo nesta idade apenas 1,40m de altura. A “espichada” ocorreu pouco tempo depois.

Menos de um ano depois acabou sendo vendido para o Heracles Almelo onde começou a chamar a atenção de grandes clubes do futebol holandês, onde após quatro temporadas com a camisa do clube acabou se transferindo para o Heerenveen, onde entrou de vez para o radar das grandes equipes do continente.

Foi com a camisa do clube que já teve Afonso Alves como um dos grandes destaques que Bas Dost conseguiu a artilharia do Campeonato Holandês pela primeira vez, marcando 32 gols na temporada 2011-12.

Foi então que mesmo no radar dos maiores clubes do continente europeu o jovem acabou indo parar no Wolfsburg da Alemanha, onde conquistou o título da Copa da Alemanha na temporada de 2014-15.

Mesmo fazendo grande sucesso com a camisa do clube alemão o jogador após 4 temporadas no país acabou se tornando negociável, com a chegada de Mario Gomez ao time na temporada 2016-17.

Foi assim que tendo somente um ano de contrato o jogador acabou sendo vendido para o Sporting por 10 milhões de Euros, se tornando a contratação mais cara da história do clube português e chegando com a difícil missão de substituir o ídolo Islam Islimani, vendido ao Leicester City da Inglaterra.

O futuro mostrou que esta troca não foi boa para o clube alemão, já que menos de uma temporada depois Gómez já foi vendido e voltou a defender o Stuttgart, clube que o revelou para o futebol mundial.

Já para o Sporting a troca acabou se mostrando mais do que favorável, já que com a camisa dos leões já na primeira temporada Bas Dost já se tornou o maior artilheiro do campeonato português com 34 gols marcados.

O jogador vem a cada jogo se tornando um dos jogadores mais letais do mundo, com a média de um gol a cada duas finalizações, podendo agitar a próxima janela de transferências. O holandês tem uma cláusula de rescisão com o Sporting de 60 milhões de Euros.